Conexão Brasil x Alemanha: ACIANF recebe representante do Brasil da BVMW

A Associação Federal Alemã de Pequenas e Médias empresas pretende estreitar laços com o Brasil

Na manhã desta quinta-feira, 02, a Associação Comercial, Industrial e agrícola de Nova Friburgo (ACIANF) recebeu em sua sede a representante da BVMW no Rio de Janeiro, Marion Klintworth, para uma reunião com o diretor executivo da ACIANF, Roosevelt Concy, o presidente do conselho fiscal, Sergio Tadeu Miranda e o conselheiro Antonio Carlos Cordeiro.

A supervisora de comunicação da ACIANF, Anne Marjie, junto com o executivo comercial, Ruan Chagas, realizou uma breve apresentação de pontos importantes sobre a economia de Nova Friburgo e o histórico da cidade com a cultura alemã, bem como uma exposição dos serviços e projetos inovadores da Associação, como a Câmara Técnica de Comércio Exterior, a COMEX. Durante a apresentação, Marion mostrou empolgação com o potencial industrial da nossa cidade e ainda destacou que “a Alemanha é um bom parceiro para o Brasil, porque ela não é um país colonizador, o know-how alemão não fica retido. O alemão vem pra ficar, para trazer família, para construir projetos a longo prazo, para criar raízes, como os três pioneiros da indústria [Julius Arp, Otto Siems e Maximilian Falck] que estiveram aqui antes”.

A BVMW (em alemão: Bundesverband Mittelständische Wirtschaft), representada por Marion, é uma entidade não-governamental: a associação alemã de pequenas e médias empresas. Suas 300 filiais conectam empresas alemãs de médio porte com mais de 900 mil contatos diretos todos os anos. Oferece também serviços e apoio em todas as áreas de negócio: recrutamento de mão-de-obra, digitalização, promoção da saúde, inovação, legislação, impostos e também vantagens de compra.

Sérgio Tadeu Miranda, Ruan Chagas, Anne Marjie e Marion Klintworth durante a apresentação sobre a economia de Nova Friburgo

Ao final da reunião, Roosevelt Concy presenteou Marion com uma medalha em comemoração ao ano centenário da ACIANF, bem como um livro que conta a história da Associação e de Nova Friburgo. O diretor executivo acrescentou: “Estamos falando de 200 anos da imigração alemã e também 100 anos da Associação Comercial. Esse aqui é o simbolismo dos nossos 100 anos, queria passar às suas mãos para quando você [Marion] retornar à Alemanha você pudesse levar um pouquinho de Nova Friburgo e um pouquinho do Brasil”.

Da esquerda para a direita: Marion Klintworth, Roosevelt Concy e Sérgio Tadeu Miranda

A ACIANF se orgulha de ser uma das portas de entrada para estreitar, novamente, o relacionamento entre a Alemanha e Nova Friburgo e não medirá esforços para que essa união bicentenária se fortaleça!