Networking em foco: CMEC Nova Friburgo ensina como criar laços profissionais

Evento contou com duas palestras sobre networking presencial e online

Na noite do último dia 24, aconteceu na sede da ACIANF o quinto encontro do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Nova Friburgo. Na oportunidade, o tema abordado foi networking e contou com duas palestras: “Como se comportar e eventos de networking orientado”, ministrada por Aline Parise e “Ações para expandir seu networking no ambiente online”, por Priscilla Franco.

Aline Parise durante sua apresentação

Antes do início das palestras, a supervisora de comunicação da ACIANF e coordenadora de relacionamentos e parcerias do CMEC NF, Anne Marjie, apresentou brevemente a casa e comentou sobre como a ACIANF pode ajudar as mulheres empreendedoras presentes através de seus produtos e serviços gratuitos.

Anne Marjie durante a apresentação da ACIANF

Ainda, a presidente do CMEC Nova Friburgo, Fabiana Kaiuca, aproveitou para convidar todas as mulheres a fazer parte do grupo do CMEC no Whatsapp, onde é possível realizar network constantemente, apresentar e conhecer serviços de outras empreendedoras.

Fabiana Kaiuca, presidente do CMEC Nova Friburgo

Já no início das palestras, Aline Parise apresentou várias dicas para o networking presencial; por exemplo: qual a importância e como ter uma linguagem corporal mais expansiva. A coordenadora de projetos do CMEC Nova Friburgo também apresentou uma dinâmica chamada “Poder do Networking”, onde cada uma das mulheres escreveu em um post-it qual problema seu produto ou serviço resolve e, ao final do evento, todas deveriam escolher algum empreendimento para conhecer melhor, entrando em contato com aquela empreendedora. A finalidade dessa dinâmica é expandir a rede de negócios de cada uma ao apresentar seu serviço para outras mulheres que podem não ser clientes em potencial, mas talvez conheçam outras pessoas que precisem do produto que você oferece e, assim, “acessar um público que hoje você não acessa”, segundo Aline.

Mulheres escrevendo sobre seus serviços durante a dinâmica “Poder do Networking”

Em seguida, Priscilla Franco iniciou sua apresentação falando sobre o poder da interação social para o networking profissional: “(...) Com cada amizade que eu faço eu consigo construir pontes (...) então falar de networking é falar sobre algo que eu exercito diariamente”. O ponto chave da palestra foi mostrar a importância do LinkedIn, já que é uma rede social criada com a finalidade de promover networking. Nesse sentido, a vice-presidente do CMEC Nova Friburgo apresentou várias formas de usar o site para criar novas conexões profissionais.

Priscilla Franco durante a palestra. Atrás, os post-its escritos pelas empreendedoras durante a dinâmica

Ao final do evento, as empreendedoras ainda tiveram tempo para realizar networking presencial enquanto apreciavam o buffet oferecido pela empresa Food Experience, cuja dona, Julie Graeff, é integrante do CMEC Nova Friburgo!

Parte do buffet oferecido pela empresa Food Experience

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Nova Friburgo deseja ser um catalisador para o sucesso dessas empreendedoras, bem como uma rede de apoio para que essas mulheres estabeleçam laços pessoais e profissionais.